Vagas de estacionamento PNE: o que diz a NBR 9050
- Noah Cerri
- 22 de jun.
- 2 min de leitura

A sinalização de vagas destinadas a portadores de necessidades especiais (PNE) deve seguir critérios definidos pela NBR 9050, garantindo acessibilidade e segurança.
Dimensão da Vaga:
🔸 O espaço mínimo exigido é de 4,50m de comprimento por 2,30m de largura.

Símbolo de Acesso (Símbolo Internacional de Acesso - SIA):
🔸O símbolo deve ser aplicado no chão, com fundo azul e pictograma branco, podendo ter ou não orla branca ao redor.
🔸️As medidas do símbolo podem variar: o mínimo é 0,80m x 0,80m, o recomendado é 1,00m x 1,00m, e uma medida de 1,70m x 1,70m garante excelente visibilidade.
🔸Caso seja aplicada, a orla branca deve ter no mínimo 4 cm de largura, sendo 5 cm a medida recomendada.

Faixa Lateral de Acesso:
🔸️Ao lado da vaga, é obrigatória a pintura da faixa lateral com dimensões de 4,50m de comprimento por 1,20m de largura, também conforme a NBR 9050. Essa área deve ter pintura na cor amarela, com marcação em faixas diagonais (zebradas), servindo como espaço de circulação e transferência.
🔸️As faixas zebradas devem ter 10 cm de largura, com espaçamento de 30 cm entre elas.
Características do Piso:
🔸️Toda a área da vaga, incluindo o local de aplicação do símbolo de acesso e da faixa zebrada, deve ter piso com superfície antiderrapante, não trepidante e com inclinação transversal máxima de 8,33%, garantindo a segurança no deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida.
Importante:
A faixa lateral não pode ser obstruída e deve estar livre para o embarque e desembarque seguro de pessoas com mobilidade reduzida.
O correto dimensionamento e a sinalização adequada das vagas PNE são medidas essenciais para garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos.